Kris Meeke é o líder do Rali Terras D’Aboboreira

O campeão em título e atual líder do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2), está na frente do Rali Terras D’Aboboreira, com uma vantagem de 3.7s, depois de concluídas, na noite desta sexta-feira, as três classificativas (16,73 km) da primeira etapa.

Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2) ganhou a “especial” de abertura, mas a partir daí Meeke, vencedor das duas jornadas iniciais da época (Fafe e Algarve), assumiu o comando do rali do Clube Automóvel de Amarante. Aquele duo apoderou-se dos dois primeiros lugares, face ao “pelotão” de pilotos do WRC2 que veio a Amarante preparar a etapa portuguesa do WRC, cavando uma diferença acentuada para os seus colegas do CPR, entre os quais se destacou Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2). O piloto de Santo Tirso procurou cavar distância para o jovem Gonçalo Henriques (Hyundai i20 N Rally2), mas não foi além de 0.9s e no lote de candidatos ao lugar de melhor português a primeira “baixa” foi a de Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2), na sequência de um despiste no troço inaugural. Com vários protagonistas separados por diferenças muito pequenas, na super-especial noturna de Marco de Canaveses Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2) ainda subiu à quinta posição do CPR, por troca com Rúben Rodrigues (Toyota GR Yaris Rally2).

No CPR 2RM (duas rodas motrizes), o jovem Rafael Rego (Peugeot 208 Rally4) esteve em evidência, já que superou a concorrência nas três classificativas, construindo um pecúlio de 9.9s face a Hélder Miranda (Peugeot 208 Rally4), com Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4) na terceira posição. O líder do campeonato, Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4) é quarto classificado, a 15.5s do líder, e Gil Antunes (Peugeot 208 Rally4) o quinto, somando mais um segundo.

Claro que tal como sucede a nível absoluto, este sábado, com 97,72 quilómetros de classificativas (7), é quando tudo se vai decidir numa jornada em que se prevê, de novo, a queda de chuva.