O que se espera da Rampa da Falperra

  • Sustentabilidade ambiental será uma prioridade ao longo do fim de semana, na edição da rampa mais ecológica de sempre, estando delineado um conjunto alargado de procedimentos para minimizar o impacto associado à prova

O jovem francês Kevin Petit (Nova Proto NP01 Honda Turbo) afigura-se como o grande rival do italiano Christian Merli (Nova Proto NP01 V8 Cosworth) na discussão da vitória na 44ª edição da Rampa Internacional da Falperra (10/11 maio), terceira prova do Campeonato da Europa de Montanha (CEM) e do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group (CPM). Petit chega a Braga somando dois primeiros lugares, o primeiro em França (Col Saint Pierre) e o segundo este último fim de semana, na Áustria (Rechberg), batendo Merli em ambas as provas, o que parece deixar antever uma “nova era” no CEM, à semelhança do sucedido em 2024, quando o também francês Geoffrey Schatz derrotou o italiano no cômputo geral da época… para se sagrar campeão europeu.

O reinado na Falperra do cinco vezes campeão europeu Christian Merli, que no início desta época trocou o Osella FA30 pelo Nova Proto NP01 com motor V8 Cosworth preparado pelo suíço Heini Mader, onde triunfou por quatro vezes no CEM, a que acresce a vitória no Masters de Montanha FIA (2021), parece seriamente ameaçado por Kevin Petit.

A grande novidade de 2025 surgiu na véspera da prova de abertura do CEM, em França, quando o campeão europeu Geoffrey Schatz, que figurava entre os inscritos, anunciou a sua ausência: “Não terei possibilidade de disputar mais uma época no Campeonato da Europa por uma simples razão: atualmente não disponho de pneus suficientes para participar em boas condições. Caso a situação não se altere, não poderei defender o meu título”, podia ler-se na comunicação do piloto francês. E o certo é que Schatz já não se inscreveu na etapa seguinte, na Áustria, duas semanas depois do Col Saint Pierre.

Nas duas provas disputadas antes da Falperra, Kevin Petit, Christian Merli e o espanhol Iraola Lanzagorta (Nova Proto NP01) monopolizaram o pódio, sempre por aquela ordem, tudo indicando que o despique pelas primeiras posições do CEM na Falperra não seja muito diferente, em termos de protagonistas.

Novo asfalto deixará o traçado mais rápido

Uma das novidades para este ano e que vai ser do agrado dos pilotos é a introdução de mais de seis mil metros quadrados de novo piso de asfalto no traçado de 5.200 metros da rampa. Uma grande parte desse “tapete” foi colocado nas duas esquerdas a seguir À partida e ainda até à Curva do Restaurante, mas também na zona dos SS rápidos e na chegada à Curva da Morte.

Este melhoramento significativo no piso da rampa vai tornar a pista mais rápida e, sem dúvida, mais espetacular.

Maior esforço de sempre na sustentabilidade ambiental

A 44ª edição da Rampa Internacional da Falperra será a mais sustentável de sempre em termos ambientais, na sequência dos procedimentos, em diferentes áreas, que vão ser implementadas pelo Clube Automóvel Minho, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, a AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, a BRAVAL – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos e a TUB – Transportes Urbanos de Braga. Pela primeira vez foi atribuído o cargo de delegado ambiental da prova, assumido pela engenheira Rosário Arantes, da autarquia bracarense, que funcionará como elo entre a organização da prova e a FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting).

Toda a informação aos pilotos e respetivas equipas passa a ser feita pela via digital, através da plataforma Sportity (FALPERRA2025]. A AGERE garantirá não apenas a distribuição de água, sempre em copos de papel, tanto na partida, como noutros locais, bem como a limpeza de lixo, enquanto a recolha de resíduos destinados a reciclagem fica a cargo da BRAVAL. A água consumida na Zona VIP será originária da fonte do Sameiro, tendo sido efetuadas análises prévias para salvaguarda da respetiva qualidade sanitária, enquanto a que vai ser distribuída, em garrafas de vidro, aos oficiais de prova tem origem na rede pública de Braga, considerada uma das melhores do país.

Com o objetivo de reduzir a pegada de carbono, a frota de veículos utilizados pela organização da prova é movida a energia elétrica, o mesmo sucedendo em relação aos autocarros da TUB- Transportes Urbanos de Braga que vão assegurar o serviço especial Braga-Falperra-Braga para quem desejar assistir à rampa. Pretende-se evitar que os espetadores levem os seus veículos para a zona da prova. A viagem de ida e volta tem o custo de 1 euro e as informações sobre os pontos de paragem dos autocarros na cidade estão mencionadas no site oficial da prova: https://rampadafalperra.pt/

Campeonato de Portugal de Montanha JC Group

Os pilotos do Campeonato Nacional de Montanha JC Group, que é liderado atualmente, em termos absolutos, pelo campeão Hélder Silva (Norma FC20), serão outro dos focos de interesse da prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho. Cumpridas as duas primeiras provas (Murça e Penha), as classificações estão assim ordenadas:

Absoluto: 1º, Hélder Silva (Norma FC20), 54 pontos; 2º, Luís Nunes (Skoda Fabia R5), 35; 3º, José Rodrigues (Porsche 911 GT3 Cup), 34; 4º, Vítor Pascoal (Porsche 911 GT3 Cup), 26; 5º, José Correia (Osella PA30), 25.

Protótipos: 1º, Hélder Silva (Norma FC20), 54 pontos; 2º, José Correia (Osella PA30), 38; 3º, Sérgio Nogueira (Silvercar S3), 34; 4º, Nuno Guimarães (Silvercar S2), 33; 5º, Nuno Caetano (Osella PA 21S Evo), 27.

Turismos: 1º, Gonçalo Inácio (Peugeot 208 Rally4), 46 pontos; 2º, Beatriz Correia (Seat Cupra TCR), 37; 3º, Martim Pereira (Peugeot 208 R2), 32; 4º, Parcídio Summavielle (Seat Cupra TCR), 27; 5º, Paulo Silva (Audi RS3 LMS), 26.

GT: 1º, José Rodrigues (Porsche 911 GT3 Cup), 54 pontos; 2º, Vítor Pascoal (Porsche 911 GT3 Cup), 3ºs, José Almeida (Porsche 911 GT3 Cup) e Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4), 35; 5º, Daniel Vilaça (Porsche 911 GT3 Cup).