Uma mão cheia de novidades no CISET 4X4 em Chãs de Tavares
Pela primeira vez na história do CISET 4x4 e do Campeonato NorteX4 Ultra4 Sul - duas das mais importantes competições de Trial 4x4 e Offroad Ibéricas, irão juntar-se numa única prova a disputar no fim de semana de 24 e 25 de maio no município de Mangualde: O CISET 4x4 Chãs de Tavares 2025.
Esta prova inédita irá reunir os melhores pilotos, navegadores e equipas de ambas as competições, num desafio único pensado para testar os limites de homens e máquinas, unir paixões e escrever um capítulo memorável da história do Trial 4x4 Ibérico.
Mais do que uma competição, o CISET 4x4 Chãs de Tavares 2025 está a ser preparado com o compromisso de oferecer também um grande espetáculo para o público! Pensamos em cada detalhe para garantir não apenas a emoção nas pistas, mas também momentos inesquecíveis para quem acompanha, incluindo uma Super Especial Noturna que será disputada na noite de sábado, dia 24, nas proximidades da Praia Artificial de Mangualde, combinando um conjunto de elementos e obstáculos singulares para produzir um surpreendente espetáculo de desporto motorizado.
O CISET 4x4 Chãs de Tavares, organizado pela APTE em parceria com a União de Freguesias de Tavares, e que conta com o apoio do Município de Mangualde, será a segunda prova da edição de 2025 do CISET 4x4, e que tem como aliciante adicional ser pontuável para o Campeonato NorteX4 Ultra4 Sul, da responsabilidade do Clube NorteX4. Assim, o programa que está a ser preparado para esta segunda prova do ano tem uma configuração diferente da habitual e volta a introduzir as especiais de perícia de Trial4x4 que já há algum tempo não integravam o programa do CISET 4x4, remetendo para os tempos do Extreme Trial 4x4.
O programa estará repartido pelos 2 dias do evento e por 2 localizações diferentes. No sábado, dia 24 toda a ação irá estar concentrada em Mangualde, mais propriamente no recinto e nas pistas desenhadas nas imediações a praia artificial. Será aqui que, durante a manhã, irão ter lugar todas as formalidades habituais que antecedem as corridas. Depois da pausa para almoço, pelas 14 horas, será realizado o briefing de apresentação do evento, e logo depois, quando forem 15 horas, será dado o arranque dos primeiros concorrentes, que começarão por disputar os 4 setores de perícia. Depois do jantar convívio, quando forem 21 horas, será disputada a Super Especial Noturna, num misto de luz, cor, adrenalina e muita emoção que nenhum fã quererá perder.
Para domingo, está reservada outra grande surpresa desta edição mangualdense: uma nova localização para as provas de resistência. Desta vez, a caravana de participantes rumará à Serra das Pousadas, onde um novo desafio que colocará homens e máquinas, frente a frente com a natureza no seu estado puro e implacável. Este dia será verdadeiramente digno de ser chamado de "resistência", pois será preciso mesmo bastante resistência, e ainda muita coragem e habilidade, onde cada metro de pista só será conquistado com o trabalho árduo, inteligência e a força de uma verdadeira parceria entre o piloto, o navegador e a máquina. As pistas sinuosas irão fazer o "melhor uso possível" dos terrenos irregulares, das muitas rochas e das "paredes" quase impossíveis para criar um desafio exigente e recompensador para aqueles que o conseguirem superar.
Os primeiros em pista serão os Super Proto, cuja partida da prova de resistência será dada às 11 da manhã. Seguem-se 2h30 de muita luta contra os adversários, sendo o mais complicado deles a própria pista. Pelas 14 horas será dado o arranque da prova de resistência da classe Proto (também com 2h30 de duração) e finalmente, pelas 14h30, arrancarão os participantes da classe Promoção (apenas 2 horas de prova).
O final do dia de domingo trará toda a caravana de regresso a Mangualde, para a muito merecida cerimónia de entrega de prémios.